Até 4 de agosto, o projeto “Defensoria Até Você – Edição Indígena” oferta auxílio jurídico e administrativo para os grupos populacionais da aldeia Tadarimana, em Rondonópolis. A ação foi possibilitada pela Coordenadoria de Ações e Interações Comunitárias (CAIC) e realizada pela Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso (DPMT).
Além do Tabelionato Bianchin, estão envolvidos o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Receita Federal e outros. O projeto tem a intenção de promover a igualdade, o acesso à justiça e a garantia de direitos para comunidades indígenas de Mato Grosso.

São realizados serviços essenciais, como a isenção para emissão de segunda via de documentos do Registro Geral (RG), CPF e certidões civis; atendimento da Receita Federal; entre outros. Ao todo, 131 certidões do registro civil foram emitidas. Na ação, estiveram presentes a oficiala do Tabelionato Bianchin, Maria Aparecida Bianchin, e a colaboradora, Vânia Bastita de Anicésio.

Segundo a oficiala, o trabalho desempenhado é de grande importância para a comunidade indígena, garantindo o exercício efetivo da cidadania e o acesso a direitos básicos. Além disso, Maria Aparecida ressalta que o atendimento à população com a atualização dos documentos e a emissão das certidões garante os documentos essenciais aos cidadãos.

O projeto segue até a próxima sexta-feira (4), das 9h às 17h, na Escola Municipal Leosídio Fernau. No total, nove aldeias recebem o atendimento. Para requerer os serviços, é necessário apresentar os documentos pessoais, as certidões e o registro administrativo de nascimento de indígena (RANI).